quarta-feira, 13 de julho de 2011

o Boto Navegador

Revendo uns arquivos antigos me deparei com uma foto minha acompanhando a gravação de um programa de TV do Ex governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, naquela ocasião, 1998, candidato ao Senado. Eu estava naquela época, dirigindo os programas eleitorais do governador, à época, Amazonino Mendes, candidato à reeleição. Mestrinho, quase uma lenda no Amazonas, viveu uma grande virada de marca digna de registro. Era chamado de “o boto”, numa referência a “Lenda do Boto”, que conta a estória do peixe que à noite se transforma em homem e encanta e atrai todas as mulheres. Resumindo, Mestrinho era tido como mulherengo e isso virou um apelido. Numa determinada campanha, anterior àquela em que eu estava, alguém da assessoria do ex-governador propos uma virada, uma grande jogada que transformou o apelido dúbio numa verdadeira marca política de qualidade indiscutível. Durante aquela campanha Mestrinho, nos programas e no discurso, incorporou o apelido, com um acrescimo: ele agora era o “Boto Navegador”, aquele que aponta o caminho para as embarcaçoes. O apelido agora indicava o líder que apontava o caminho. Genial. E vingou.
Para Goiás, este ano, a Casa Brasil ousou, e propôs que se fizesse como marca de governo algo semelhante. As pesquisas durante o período eleitoral mostraram que um olhar negativo que havia sobre gestões anteriores do governador Marconi Perillo ganharam uma metáfora - talvez plantada pelos adversários - entre as suas obras: o Centro Cultural Oscar Niemayer, que seria um exemplo de obra não acabada.
O novo governo não só contesta esta idéia como anunciou um plano para resgatar a imagem do Centro Cultural. Com base neste plano, propusemos ousadamente uma logomarca, com duas possibilidades, criadas aqui na CB, que propunha a imagem do CCON na logomarca. Uma inversão estratégica: a boa avaliação do governador e a confiança nele depositadas pela população seriam usadas para dar peso à uma marca que inicialmente seria mal avaliada em qualquer pesquisa, mas que, diante da recuperação da imagem do CCON, e desta já detectada boa avaliação de governo, geraria uma marca positiva.
No slogan propusemos “ Estado de Goiás, a Força do Brasil”. O slogan que o governo adotou é “Governo de Goiás, a Força do Coração do Brasil”. Colocamos Estado de Goiás, ao invés de Governo, porque o Estado é maior que governo, é mais forte, e, de outro lado só pode falar pelo Estado o governo, a autoridade constituída, então falar Estado acaba remetendo ao Governo. Porque a Força do Brasil? Porque o Centro Oeste é a última grande fronteira agrícola do mundo, onde os Brics estão vindo buscar comida e energia, e onde desejamos que Goiás seja a liderança regional que vai fazer a diferença. Na imagem da logo, propusemos as duas marcas que vcs podem ver, do Edson e do Rafa, diretores de arte da CB, uma tradicional e outral moderna, cada uma com um caminho diferenciado, ambas muito goianas. Mas ainda não foi desta vez

que pudemos aproveitar aqui o exemplo do Boto Navegador. Fica para próxima.

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